Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Vi uma postagem esses dias e comecei a pensar... Às vezes parece tão injusta a forma com que o meio influencia em nossas vidas... O local onde crescemos, a escola que frequentamos, nossa família. Todas essas coisas tem um forte impacto no que nos tornamos. Não podemos definir até que ponto nossa personalidade é produto do meio, mas é fato que repetimos muitos comportamentos que presenciamos na infância.
Em nenhum momento quero dizer que se, por exemplo, a família de uma criança não contou com uma mãe presente, o adulto se tornará alguém que não confia nas mulheres ou o contrário se falamos da ausência paterna. Não acredito que ninguém nasça fadado a ser uma pessoa má, mas certamente algumas pessoas só vislumbraram esse lado. Também creio que alguns filhos com ótimas condições financeiras e um próspero futuro, talvez não sigam por esse caminho. Bem como uma criança de origem humilde tem chances reais de se tornar alguém bem sucedido, porém haverá trabalho árduo, frustrações, abdicação...
Acredito que muitas pessoas se deixam levar pelo meio, aceitando o que é imposto e repetindo o comportamento esperado. O que pensam? Não sei. Será que esse indivíduo cresceu acreditando que só poderia ser o que o meio permite?
É muito complexo.
Gosto de acreditar que mudei a minha história. Saí das estatísticas e mudei de vida.
Não sei até que ponto isto é verdade, mas é satisfatório acreditar nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário